terça-feira, 17 de abril de 2012

Federações reclamam e pedem para CBF acabar com Série D


A Série D do Campeonato Brasileiro poderá ser extinta no ano que vem. As federações estaduais levaram essa sugestão à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), durante assembleia geral realizada nesta segunda-feira. A principal alegação é de que o campeonato dá grandes prejuízos aos clubes, e a sugestão principal é ampliar a Série C, regionalizando os jogos.
"A Série D é falência para os clubes. Não tem como continuar", afirmou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto Neto. Ele explicou que as longas viagens e o baixo retorno financeiro estão fazendo com que muitos clubes participantes terminem a competição "quebrados", prejudicando a preparação para o ano seguinte. Usou como exemplo, no Rio Grande do Sul, clubes como Brasil de Pelotas, Inter de Santa Maria e Esportivo de Bento Gonçalves, que estão na segunda divisão local.
"Foram três anos de quedas consecutivas no Gaúcho de clubes tradicionais do Estado. A Série D exige viagens longas e não dá retorno comercial. É difícil ter parceiros dispostos a investir o necessário, porque o campeonato mais atraente, que é a Série B, está muito distante", observou Novelleto.
A ideia apresentada é que a Série C tenha o total de clubes triplicado. Dos 20 atuais, seriam formados quatro grupos de 15, segmentados pelas regiões do País. A CBF deve analisar o pleito em até 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário