segunda-feira, 25 de junho de 2012

GRUPO EMPRESARIAL "G-BARBOSA" COMPRA ESPAÇO DO ANTIGO CAMPO DO BANCO RASO PARA CONSTRUÇÃO DE HIPERMERCADO



Os desportistas do bairro Banco Raso, em Itabuna, estão perdendo a esperança de ter de volta o campo daquela comunidade. É que nos próximos dias, o Grupo Empresarial G-Barbosa estará construindo naquelas imediações um grande supermercado.
Há poucos dias, falava-se da possibilidade dos desportistas terem de volta aquele espaço esportivo, mas os novos investidores já adquiriram o terreno junto a família Kaufmann e estão comprando as dezenove casas que ficam próximas ao terreno.
O diretorio do PP - Partido Popular, que  fica no Banco Raso e que tem como presidente em Itabuna, Roberto "Minas Aço", também será desativado, logo após as eleições do dia 07 de outurbo.
G. Barbosa é uma rede brasileira de supermercados e hipermercados fundada no estado de Sergipe em julho de 1955.
A principio tratava-se de uma mercearia que vendia secos e molhados, no centro da capital Aracaju.
Em 1961, a primeira filial foi aberta no município sergipano de Tobias Barreto e em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo foi inaugurado em Aracaju. Ao longo dos anos, foi abrindo muitas outras lojas em Aracaju e no interior do estado.
No início da década de 80, o GBarbosa chegou ao interior da Bahia, com a criação da filial na cidade de Esplanada.
Em outubro de 2000, a marca estreou na capital da baiana, Salvador. Nesse mesmo ano a rede passou a comercializar produtos Farmacêuticos através das Farmácias GBarbosa.
Em 2001, a rede sergipana foi vendida para o grupo holandês Royal Ahold, ao preço de R$ 630 milhões.[1]. No entanto, o grupo só ficou mais de quatro anos no controle da empresa, pois entrou em crise na Europa e foi acusado por autoridades financeiras de formar um cartel nos estados de Sergipe e Bahia, já que também era dono da rede Bompreço.
Após especulações, a venda do G.Barbosa foi confirmada em abril de 2005 para o fundo de investimentos americano Acon Investments.[2].
Em agosto de 2006, a rede supermercadista se estabeleceu na capital de Alagoas, onde hoje conta com cinco unidades.
Desde novembro de 2007, a rede nascida e criada em Sergipe passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud, que escolheu a marca como a principal bandeira a ser trabalhada no Brasil. A compra foi acertada ao preço de US$ 430 milhões.
Em 2011, a rede deu continuidade ao crescimento e se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais 04 lojas no formato de supermercado, com a compra da rede cearense SuperFamília.[4]. Na mesma época, aumentou seu domínio na Bahia, ao comprar e incorporar os Supermercados Cardoso, de Jequié.
Atualmente a rede acumula mais de 150 estabelecimentos distribuídos entre Supermercados, Hipermercados, Eletro Shows e Farmácias nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco além de empregar mais de 12.000 colaboradores.
Dados de 2010 apontam a rede como a quarta maior rede de supermercados do país.

Um comentário:

  1. Até agora nada de obras do G Barbosa em Itabuna.Gostaria de perguntar a este blog se o Grupo G Barbosa comprou mesmo o terreno,agradeço a resposta.

    ResponderExcluir