quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Com gol no fim, Grêmio elimina o Santos e avança na Copa do Brasil

Grêmio x Santos (Foto: Ricardo Rímoli/ LANCE!Press)

Não foi fácil. As torcidas de Grêmio e Santos já estavam se preparando para a disputa de pênaltis quando o clube gaúcho carimbou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Werley, nos últimos minutos de jogo, fez o segundo gol da vitória do Grêmio por 2 a 0 diante do Santos, nesta quarta-feira, na Arena. Como o Peixe venceu por 1 a 0 no primeiro jogo, na Vila Belmiro, os dois tentos garantiram o Imortal.
O outro gol gremista, o primeiro, foi assinalado por Souza. A apreensão dos donos da casa ficou instaurada a partida inteira, pois o clube paulista desperdiçou chances de abrir o marcador. Ainda sem datas e horários definidos, o time gaúcho já sabe que enfrentará o Corithians, rival de duas finais do torneio, na fase de quartas de final da Copa do Brasil.


GABRIEL, UM PASSE ATRÁS!
Grêmio e Santos protagonizaram confrontos históricos em torneios recentes de mata-mata. Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil...todos as competições contaram com jogos eletrizantes. Nesta quarta-feira, na baixa temperatura de Rio Grande do Sul, as equipes voltaram a campo para outra decisão.
Os dois times tinham motivos para otimismo. Os visitantes, além do triunfo no primeiro jogo,, vinham de seis jogos de invencibilidade e apenas dois gols sofridos nessa série. Já os gaúchos acumulam quatro triunfos consecutivos no Brasileirão e estão na terceira colocação.
Em campo, o técnico Renato Gaúcho manteve o esquema com três zagueiros e três volantes, optando pelas saídas rápidas pelas laterais. Já o Santos, bem postado por Claudinei Oliveira, optou pelo contra-ataque. E a tática santista deu mais resultado na etapa inicial. Mesmo com faltas e cartões logo no começo, o time da Baixada soube controlar o ritmo da partida.
Enquanto o Grêmio tinha mais posse de bola, o Peixe apostava em um ataque para dificultar a vida do adversário. A chance veio, mas não foi aproveitada. Montillo, que minutos mais tarde sairia de campo com dores na coxa esquerda, lançou Thiago Ribeiro, que saiu às costas de Bressan. O reforço do alvinegro para o segundo semestre apareceu frente a frente com Dida. Era só escolher: chute ou toque para Gabriel. Ele optou pela segunda, mas o jovem de 16 anos estava em posição de impedimento. Lamentos por parte santista e gritos de "uhh" ou pensamentos de "que sorte" vieram à cabeça dos donos da casa.
Barcos, que teve a função de organizar o jogo, sofreu com a boa marcação de Alison, que atuou como volante, mas também voltava para compor um falso terceiro zagueiro. No Grêmio, a zaga deu muitas brechas, enquanto Pará e Alex Telles abusavam dos cruzamentos. Já o Santos diminuiu o ímpeto quando Montillo foi substituído. A criação, logo, foi passada para Léo Cittadini, o jovem que parece com Kaká.
CLASSIFICAÇÃO TRICOLOR!
Na etapa final, as equipes voltaram com as mesmas escalações e sistemas táticos. O Santos manteve a posse de bola e quase chegou ao gol inaugural da partida após bobeada de Bressan, que recuou mal para Dida. Quase novamente o Peixe marca. E se não faz...
Souza, o jogador que dá mais proteção à zaga, encontrou Barcos, que se livrou da marcação e retornou novamente para o volante, que tocou para o fundo das redes. Na comemoração, o camisa 5 chorou bastante e foi abraçado pelos companheiros.
O tento não mudou o ritmo da partida, que permaneceu equilibrada, contudo, com poucas oportunidades agudas de gol. Everton Costa ainda teve boa chance no final, mas a bola saiu à direita do goleiro Dida.
E quando todos já contavam com a disputa de pênaltis, o Grêmio conseguiu o segundo gol. Em boa triangulação, Maxí Rodríguez encontrou Pará, que deu passe na medida para Werley. Com tranquilidade, o beque bateu no canto para dar a vaga nas quartas de final ao tricolor gaúcho.
PRÓXIMOS JOGOS
Agora, as duas equipes voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Santos encara o Fluminense, no sábado, às 21h, no estádio do Maracanã. Já o Grêmio enfrenta a Ponte Preta, em casa, no mesmo dia, um pouco mais cedo, às 18h30.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 SANTOS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 28/08/13, às 21h50
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Público pagante/Renda: 25.871/R$ 967.346,00
Cartões amarelos: Renê Júnior, Gustavo Henrique, Cícero (SAN) Souza, Kleber, Maxi Rodríguez (GRE)
Cartões vermelhos: Galhardo

GOLS: Souza - 9'/2ºT (1-0) e Werley - 42'/2ºT (2-0)

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Gabriel - 46'/2ºT), Riveros (Maxi Rodríguez - 17'/2ºT) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Yuri Mamute - 48'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: Aranha; Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Mena; Alison, Renê Júnior (Neto - 34'/2ºT), Cícero e Montillo (Léo Cittadini - 24'/1ºT); Gabriel (Everton Costa - 23'/2ºT) e Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário