terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Escolinhas agradecem o apoio da Secretaria de Esporte na participação em Copas de Futebol

Com o apoio da Secretaria de Esporte e Recreação da Prefeitura de Itabuna, as escolinhas de futebol de Itabuna RENASCER/VIVART, PORTIMONENSE, AABB/ITABUNA, ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ITABUNA E O SUB'17 DO GRAPIÚNA ATLÉTICO CLUBE disputaram copinhas de futebol em Porto Seguro e Lauro de Freitas no período de 16 a 25 deste mês.

Para o Secretário de Esporte Evans Maxwel, "mais importante do que títulos, a gurizada e os jovens futebolistas trouxeram na bagagem o prazer insofismável de competir com atletas de outras cidades, estados e até do exterior. A alegria reinante neste momento de vida de cada atleta participante, contribui para a formação de bons cidadãos em um futuro próximo. A prefeitura de Itabuna mesmo com a crise que reina em nosso país conseguiu colaborar para que estas crianças e jovens pudessem participar destes eventos".

As escolinhas Renascer/Vivart, Portimonense e o sub'17 do Grapiúna Atlético Clube participaram na Copa da Bahia de Futebol de Base realizada em Porto Seguro, enquanto que a AABB/Itabuna e a Associação de Futebol de Itabuna participaram em Lauro de Freitas/Salvador/Simões Filho da 3ª Rede Ball Cup, competição internacional com participação de equipes do Chile e Estados Unidos.

 RENASCER/VIVART

GRAPIÚNA ATLÉTICO CLUBE - SUB'17

PORTIMONENSE


EQUIPES DA AABB DE ITABUNA

Secretário Evans Maxwel e o Deputado Davidson Magalhães fazem visitas a campos de futebol

No último final de semana foi de rodadas nas Copas Verão e do Sarinha em Itabuna. O Secretário de Esporte Evans Maxwel esteve presente com um convidado ilustre, o Deputado Federal Davidson Magalhães. Os dois apaixonados pelo esporte visitaram no campo do São Lourenço a rodada da Copa Verão Empresarial em sua 6ª edição, organizada pelo desportista Naná Maravilha. Depois acompanharam no campo de futebol da Liga Itabunense (CAIC) mais uma rodada da 2ª Copa do Sarinha organizada pelo baluarte do esporte Danilo.







Quadra do bairro São Pedro pronta para a comunidade

A quadra do bairro São Pedro está pronta. Quem garantiu a reconstrução do local foi o Secretário de Esporte da Prefeitura de Itabuna Evans Maxwel e em breve será reeinaugurada.

No local foram recuperados o piso que estava deteriorado, muros do entorno da quadra poliesportiva, arquibancadas, traves e tabelas de basquete, alambrados e o sistema de iluminação, com a instalação de refletores. As obras de requalificação das quadras esportivas e de campos de areia da cidade estão sendo executadas com recursos próprios do município e de emenda parlamentar do ex-deputado federal Acelino Freitas, "Popó" no valor de R$ 250 mil ao Orçamento Geral da União.


Desde que foi iniciado pela atual administração municipal, o Programa de Valorização do Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes e Recreação, já garantiu a recuperação das quadras poliesportivas dos bairros, Nova Califórnia, Califórnia, Fátima, nas proximidades da Ponte Calixto Midlej Filho, Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon; Avenida Fernando Cordier, no Berilo, Santo Antônio, Vila Zara e Banco Raso.
Segundo o secretário Evans Maxwel Silva, os desportistas do São Pedro já podem se preparar para a reinauguração do espaço esportivo, que está ganhando com condições mais adequadas à prática esportiva de várias modalidades. 




Secretaria de Esportes apoia a implantação do Bumerangue em nossa cidade

O secretário de Esporte Evans Maxwel recebeu a visita de desportistas de nossa cidade visando implantar em Itabuna o desporto BUMERANGUE.
Bumerangue (em inglês: boomerang) é um objeto de arremesso com origem em várias partes do mundo. Como desporto, o seu número de adeptos vem crescendo em todo o mundo. Constantemente confundidos com os Kylies (armas de arremesso), os bumerangues foram criados para voltar à mão do arremessador quando não atingir um alvo.
Atualmente existem diferentes modalidades que são disputadas nas competições. As principais são: pegada rápida (‘’fast catch’’), precisão, máximo tempo no ar (MTA), enduro, super catch, ‘’Australian round,’’ pegadas acrobáticas (‘’trick catch’’) e longa distância (LD):
Precisão: o jogador arremessa o bumerangue do centro da raia e deve conseguir que este pouse o mais próximo possível do local do arremesso, após atingir no mínimo vinte metros de distância.
Pegada rápida (Fast Catch): o atleta tem um tempo máximo de sessenta segundos para efetuar cinco pegadas no menor tempo possível, sendo que, o bumerangue deve atingir no mínimo vinte metros em cada arremesso e não deve tocar o chão para que a pegada seja válida.
Pegadas acrobáticas (Trick Catch & Doubling): mais conhecida como Trick Catch, essa modalidade consiste em arremessar o bumerangue a uma distância de vinte metros e realizar a pegada de formas diferentes de acordo com a seguinte sequência: mão esquerda livre, mão direita livre, duas mãos atrás das costas, duas mãos por baixo da águia, chutinho, túnel, uma mão por trás das costas, uma mão por baixo da perna e pegada com os pés. Depois disso, vem a sequencia com dois bumerangues: duas mãos atrás das costas + duas mãos por baixo da perna, mão esquerda livre + chutinho, mão direita livre + túnel, uma mão por trás das costas + uma mão por baixo da perna e águia + pegada com os pés. Máximo tempo no ar (MTA): O bumerangue utilizado para essa modalidade, não retorna para as mãos do jogador da maneira convencional. Ele é confeccionado em material leve e tem um formato especial para que fique voando o maior tempo possível. Na modalidade MTA 100, o bumerangue tem que ser pego dentro de uma raia de cem metros de diâmetro;na modalidade MTA unlimted ,não há limite de área para a pegada do bumerangue.
’’Australian round’’ (‘’Aussie round’’): modalidade na qual o competidor pode pontuar em três quesitos: distância do voo, pegada e precisão, sendo que o jogador tem cinco arremessos, e pode atingir vinte pontos por arremesso.
Em cada modalidade, é usado um modelo específico de bumerangue. Para pegada rápida, por exemplo, o bumerangue é feito para voar muito rápido em uma distância de vinte metros, retornando para o arremessador o mais rápido possível. Com alguns ajustes, este mesmo bumerangue pode ser usado nas provas de enduro. 
Em provas de longa distância, o bumerangue usado é pesado e o perfil aerodinâmico é feito para produzir muito pouco arrasto ou atrito, o que resulta em um voo longo e elíptico. Os bumerangues para a modalidade de longa distância são muito parecidos com pontos de interrogação, enquanto os de pegada rápida normalmente têm três asas simétricas. Bumerangues para máximo tempo no ar têm de duas a três asas, normalmente com uma delas consideravelmente maior do que as outras. Característica que, juntamente com as devidas regulagens, ajuda o bumerangue a ter um efeito de "autorrotação" para maximizar o tempo em ar a partir do ponto mais alto de voo, possibilitando voos com mais de um minuto de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário